I FORMAÇÃO PARA AGENTES DA PASTORAL DA AIDS EM 2018, NOS DIAS 23 A 25 DE FEVEREIRO DE 2018, EM PRIMAVERA DO LESTE

                         CONVOCAÇÃO DE FORMAÇÃO DE AGENTES
                           PASTORAL DA AIDS - REGIONAL OESTE 2
                                     EM PRIMAVERA DO LESTE -MT



O cristão é chamado a ver naqueles que sofrem o próprio rosto de Jesus: “Eu estava doente e vocês me visitaram!” (Mt 25)

Como forma estratégica de ampliarmos a Pastoral da AIDS em nossa Regional, realizaremos a I Sensibilização e Formação para Agentes da Pastoral da AIDS em 2018, nos dias 23 a 25 de Fevereiro de 2018, no Terceiro Milênio em Primavera do Leste, no intuito de sensibilizar os cristãos da sua Paróquia, para se tornarem agentes multiplicadores de solidariedade, onde solicitamos o seu apoio na divulgação e no encaminhamento de novos agentes multiplicadores.

Solicitamos e ressaltamos a importância do envio de leigos/leigas para esta formação, para que assim juntos possamos construir uma agenda para articular em sua Diocese, sua paróquia a implantação da Pastoral da AIDS.

A AIDS é uma das mais sérias crises de saúde de nosso tempo. Sabemos que ela traz consigo não apenas questões de saúde, mas também vulnerabilidade econômica, social, moral e espiritual de grande relevância.

Nossa Igreja é chamada a ser uma comunidade de cura em meio à dor e ao sofrimento, qualquer que seja sua natureza ou causa. Sabemos que a Igreja tem compromisso de consolar (2Cor 1, 3-5), reconciliar (2Co 5, 19), amar (1Co 13) e ministrar (Mt 25, 35-37). Os cristãos, por sua vez, são chamados a acolher todos com amor e compaixão. Isso significa solidarizar-se com o sofrimento dos outros, mostrar- lhes aceitação incondicional e exortar o mundo a que siga o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo.

Sendo nosso chamado, enquanto Igreja Viva, de socorrer os que sofrem, devemos ajudar as pessoas a enfrentarem a possibilidade e a realidade da infecção pelo HIV, dar apoio não somente a elas, mas sua família, integrá-los na comunidade como um todo, lutar contra todo tipo de preconceitos e discriminações, celebrar a vida e recordar a morte das pessoas com AIDS, contribuindo com o apoio e acalanto espiritual as famílias enlutadas por essa epidemia mundial.


Em meio a essa missão, como discípulos de Jesus, de termos um olhar específico sobre as pessoas humanas e sua realidade, surge o trabalho da Pastoral da AIDS, assumida plenamente pela CNBB durante a Assembléia de 2003, quando os Bispos votaram o seguinte texto: “A Igreja assume o serviço de prevenção ao HIV e assistência a soropositivos e, sem preconceitos, acolhe, acompanha e defende os direitos daqueles e daquelas que foram infectadas pelo vírus da Aids. Faz também um trabalho de prevenção pela conscientização dos valores evangélicos, sendo presença misericordiosa e promovendo a vida como bem maior” (Diretrizes Gerais da CNBB, nº123).

A Pastoral da AIDS segue a organização da Igreja do Brasil, com regionais, dioceses, paróquias e comunidades. É composta por agentes capacitados e por equipes de coordenação que vão implementando o serviço de informação e assistência na base. Esses agentes de Pastoral têm o papel de educar os cristãos para a vivência dos valores evangélicos e dialogar com todas as pessoas de boa vontade que lutam contra a epidemia da AIDS para ampliar o serviço de prevenção e solidariedade.


Sua missão é em comunhão com a Igreja, evangelizar homens e mulheres. Atenta às necessidades das pessoas que vivem com HIV, trabalhar na prevenção e contribuir com a sociedade na contenção da epidemia, envolvendo todos os cristãos na luta contra a AIDS.


Tomando as palavras de nosso Bispo Presidente Referencial da Pastoral da AIDS, Dom Eugênio Rixen: Que Deus, o autor da vida, nos inspire o desejo ardente de defender a vida como bem maior e o compromisso de solidariedade como razão de nossa existência!

Não perca esta oportunidade, participe conosco.

Maviane de Fatima Damitz
Coordenadora Regional Oeste 2
Email: maviane_@hotmail.com
(66) 99998-2597